Encerrando as ações alusivas à Semana da Árvore em Três Lagoas, o secretário municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, esteve no Assentamento 20 de Março, no lote 56 do senhor Ademar Baldoino, para conhecer as árvores frutíferas nativas do cerrado que estão em época de safra.
Na propriedade estão três mangabeiras que o senhor Ademar adquiriu no Viveiro Municipal há três anos, ainda em idade de mudas. Ele diz que este é o segundo ano que os pés dão frutos.
“Minha intenção era diversificar a quantidade de frutas aqui no sítio, sendo que ultimamente quase não se vê mangaba nos quintais. É uma fruta gostosa, boa para o ser humano e para as aves, que nos visitam diariamente. É gratificante saber que o Viveiro nos disponibiliza essas mudas pouco lembradas”, disse o sitiante.
O secretário aproveitou a oportunidade para conhecer as outras variedades existentes no sítio e reforçar que as mudas produzidas no Viveiro Municipal estão a disposição.
“Fico feliz em ver que as espécies frutíferas que saem do Viveiro Municipal estão colaborando com diversidade de sabores na mesa dos moradores da nossa região, uma vez que os frutos do cerrado precisam ser valorizados por sua riqueza em vitaminas e minerais. Precisamos reapresentar aos três-lagoenses as variedades de frutas que são nativas no nosso Estado”, disse.
Atualmente, o Viveiro Municipal conta com 14 variedades de mudas de árvores frutíferas comuns e do cerrado, como limão, laranja, acerola, manga, mangaba, marolo, jambolão, etc.
SEMANA DA ÁRVORE
De 20 a 25 deste mês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) realizou diversas ações em alusão ao Dia da Árvore. Entre os locais que receberam plantio de mudas estão a avenida Padre João Thomes, no bairro Vila Alegre, Avenida Júlio Ferreira Xavier (antiga Ponta Porã) e as escolas municipais “Júlio Colino” e “Ramez Tebet”.
Em duas blitzes educativas, foram distribuídas 200 mudas para os munícipes. No Viveiro Municipal foram doadas 659 mudas de diversas espécies de árvores e plantas, apenas em uma semana.
A SEMEA também realizou live com a diretora de meio ambiente, Maysa Costa e a digital influencer Lyara, produziu conteúdos para escolas e esquete teatral com os personagens Seu Arvino e dona Darcy.
Por Diretoria de Comunicação
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
Esportes e música movimentam encerramento do Festival de Praia 2024 em Aparecida do Taboa...
Operação Piracema: reforço da fiscalização no feriado termina com prisões e apreens...
Prefeito José Natan tem administração, tem carisma e tem popularidade