A Síndrome Pé-Mão-Boca (SPMB) é uma doença viral comum que afeta principalmente crianças menores de cinco anos, embora possa ocorrer em adultos. A doença é causada por diversos vírus do grupo dos enterovírus, sendo os mais comuns o Coxsackievirus A16 e o Enterovirus 71.
Para discorrer sobre o assunto, a secretaria de Saúde esteve na tarde de 4 de junho, na Sala de Reuniões “Eleonora Camargo de Queiroz”, com profissionais da Educação, oportunidade em que foram tratados sobre os sintomas, a transmissão, o diagnóstico, o tratamento, a medicação e também a prevenção.
A capacitação a respeito dos sintomas, além das erupções cutâneas com bolhas das mãos e plantas dos pés, a criança tem febre, passa por mal-estar, diminuição do apetite, dor de garganta e aftas e lesões na boca.
A transmissão do vírus ocorre de pessoa para pessoa através de: contato direto com secreções nasais ou saliva de pessoas infectadas; contato com fezes contaminadas; superfícies contaminadas, como brinquedos e objetos tocados por alguém infectado e o período de incubação, que é o tempo entre a exposição ao vírus e o aparecimento dos sintomas, varia de 3 a 7 dias.
Quanto ao tratamento, não há um específico, pois, a doença costuma ser autolimitada, com melhora dos sintomas em aproximadamente uma semana. O tratamento é sintomático e pode incluir: medicamentos para aliviar a febre e a dor, hidratação adequada, cuidados com as lesões bucais, evitando alimentos ácidos ou salgados que possam irritar as úlceras.
Para a secretária de Saúde Daiane Pupin "a prevenção da Síndrome Pé-Mão-Boca - SPMB inclui medidas de higiene pessoal e ambiental, tais como: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente após trocar fraldas e usar o banheiro; limpar e desinfetar superfícies e objetos tocados por muitas pessoas, como brinquedos; evitar o compartilhamento de utensílios pessoais, como copos e talheres; e isolar crianças infectadas até que estejam recuperadas, para evitar a disseminação do vírus".
A conscientização sobre a SPMB é fundamental para controlar a disseminação do vírus. Pais, cuidadores e profissionais de saúde e educação devem estar bem informados sobre os sintomas, formas de transmissão e medidas preventivas para proteger as crianças e a comunidade.
Por Diretoria de Comunicação
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Prefeitura de Inocência realiza entrega de mobiliários permanentes e materiais médico-h...
Prepare-se para o 2º Festival Gastronômico de Tilápia em Aparecida do Taboado
Legislativo aparecidense leva alunos do projeto “Câmara vai à Escola” à Campo Grand...
Governo Municipal inicia recapeamento asfáltico nas ruas da Vila Pereira
Esportes e música movimentam encerramento do Festival de Praia 2024 em Aparecida do Taboa...
Mudanças no Trânsito Central de Aparecida do Taboado entram em vigor em 1º de janeiro
Legislativo aparecidense leva alunos do projeto “Câmara vai à Escola” à Campo Grand...
Aparecida do Taboado avança com pavimentação asfáltica no Bairro Chácara Boa Vista