Na última sexta-feira (1º) foram inaugurados os murais de grafite da escola municipal Joaquim Camargo, localizada no Bairro Véstia, em Selvíria, executados durante uma ação itinerante de arte-educação, por meio do Proje7o Arco-Íris, uma iniciativa da produtora Burburinho Cultural, do Rio de Janeiro. O prefeito José Fernando Barbosa dos Santos, o vice-prefeito Jaime Soares Ferreira, a secretária de Educação Lucivânia Chaves Nascimento e o vereador Gilson Alves de Souza estiveram presentes.
A ação teve início no último dia 27, período em que o artista urbano Well Rodrigues executou uma pintura inédita e rica em cores, na fachada do prédio. Paralelamente, foi realizada uma imersão com os arte-educadores Ravel Ramirez e Denis Vilela, para ensinar mais de 80 alunos entre 10 a 18 anos os aspectos básicos da técnica de desenho, desde o croqui até a utilização de tintas.
Os alunos, junto aos grafiteiros, preparam os murais de grafite de grandes dimensões na escola, que além de revitalizá-la, agrega para um legado cultural, formativo e estético. Em Selvíria a temática escolhida foi alusiva a fauna e flora de Mato Grosso do Sul, tendo nas pinturas animais como o tucano, lobo-guará, capivara, onça-pintada e arara-canindé.
A dupla de arte-educadores foi responsável pelas oficinas lúdicas, de iniciação ao graffiti. Juntos, os muros da fachada se transformaram em uma tela com uma pintura repleta de inspiração sobre a importância da educação, e os cuidados com o meio ambiente.
O prefeito José Fernando Barbosa, que esteve presente na inauguração dos murais, disse que projetos como estes que agregam alegria, cultura, arte e cor nos espaços, inspiram e motivam a dar continuidade em projetos semelhantes na comunidade. “Agradecemos à toda equipe da Burburinho, aos parceiros envolvidos, à CTG por esta realização na escola Joaquim Camargo, a qual temos tanto apreço. Parabéns à todos”, disse o prefeito.
Já a secretária de Educação, Lucivânia Chaves Nascimento, afirmou estar muito satisfeita com o resultado e embelezamento da escola. “Agradecemos à Produtora Burburinho e à CTG Brasil, por esta realização aqui na escola Joaquim Camargo. Com esta iniciativa, que envolveu alunos da unidade com técnicas do grafite, algo novo para eles. É gratificante poder ver esta arte conquistando espaços. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e embelezamento na escola, que está de cara nova! Todo o bairro ganha com projetos como estes”, afirmou a secretária.
O diretor da Joaquim Camargo, Alan Souza, que acompanhou de perto a ação e já foi aluno da escola, além de ser morador no bairro, é um entusiasta do projeto. “Fui aluno e hoje atuo na gestão da escola. E a vinda do Proje7o Arco-íris é uma oportunidade excelente de trazer mais conhecimento, agregar sentimento de pertencimento aos alunos, aliado a questão de transformação e embelezamento da unidade escolar. Eles estiveram envolvidos desde o começo em todo esse processo, levando essa informação também para dentro de seus lares, sendo comunicadores diretos da importância dos cuidados com a escola e das técnicas aprendidas. Não só a parte visual impacta a comunidade, mas também a mensagem, e a informação gerada como um todo”, disse o diretor.
Em Selvíria, a empresa parceira no projeto foi a CTG Brasil, apoiadora direta da iniciativa.
Por: ASSECOM
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
COP 29: Instituto Senai de Três Lagoas apresenta projetos para uma economia de baixo carb...
Dia 19 inicia a 3ª edição da Operação Cata-Treco em Aparecida do Taboado
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
Operação Piracema: reforço da fiscalização no feriado termina com prisões e apreens...
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
Operação Piracema: reforço da fiscalização no feriado termina com prisões e apreens...
Prefeito José Natan tem administração, tem carisma e tem popularidade
Campanha Novembro Azul conscientiza os homens sobre a importância da saúde masculina