Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) reforça a campanha Abril Azul, estabelecido pela Lei Estadual 5.721/2021, de autoria de Antonio Vaz (Republicanos), como um mês voltado às ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo o Ministério da Saúde, TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja na linguagem verbal ou não verbal, na interação social e do comportamento, como ações repetitivas, hiperfoco para objetos específicos e restrição de interesses. Dentro do espectro são identificados graus que podem ser leves e com total independência, apresentando discretas dificuldades de adaptação, até níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda a vida.
“O quanto antes a família e os profissionais da educação forem orientados sobre o quadro da criança, melhor será sua inserção social e aquisição de autonomia. A Campanha Abril Azul deve destacar que o autismo não é uma doença, e sim uma peculiaridade que precisa ser entendida e aceita”, destacou o deputado Antonio Vaz.
O Abril Azul foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul e tem por objetivo promover campanhas de conscientização anuais com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil sobre o Transtorno do Espectro Autista. Além disso, a lei que cria o mês comemorativo permite aos órgãos públicos promover a iluminação e/ou a decoração do espaço físico com a cor azul, como forma de dar à população visibilidade sobre o tema e promover a cooperação entre a iniciativa privada e/ou de entidades civis, organizações profissionais e científicas, para a concretização dos objetivos da Campanha Abril Azul.
Além de ampla legislação que garante direitos aos portadores de TEA e suas famílias, a ALEMS também promove interlocuções para a melhoria dos atendimentos em Mato Grosso do Sul com os trabalhos da Comissão Permanente de Saúde e a fiscalização e acompanhamento de políticas públicas por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social e da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente.
O presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), defendeu ações conjuntas de apoio aos autistas - saiba mais aqui. Veja ainda os discursos na tribuna em defesa dos autistas e o trabalho de cada parlamentar eleito acompanhando-os pelos canais oficiais de comunicação pelo Canal 9 da Claro Net, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Instagram ALEMS, Twitter ALEMS, Rádio ALEMS e ainda cobertura do Site Oficial.
Por Fernanda Kintschner
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos pri...
Governo de MS avança na regionalização da saúde com entrega de UTI cardiológica no HR...
Agentes municipais de trânsito de Três Lagoas receberam curso de capacitação ofertado ...
Três Lagoas é premiada no Congresso Nacional do CONASEMS por estratégia inovadora de va...
Prepare-se para o 2º Festival Gastronômico de Tilápia em Aparecida do Taboado
Prefeitura de Inocência realiza entrega de mobiliários permanentes e materiais médico-h...
Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos pri...
Três Lagoas é premiada no Congresso Nacional do CONASEMS por estratégia inovadora de va...