Chuvas aumentam preocupação com a Dengue e Secretaria de Saúde alerta para prevenção

Por Maria Lúcia Fernandes 11/01/2023 - 10:47 hs
Foto: DICOM

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado está trabalhando constantemente no combate à Dengue com ações de conscientização da população sobre os diversos problemas provocados pelo mosquito Aedes aegypti.

“Com as constantes chuvas neste mês de janeiro, as nossas indústrias, o nosso comércio e a nossa população, em todas as residências, precisam estar conscientes quanto ao combate aos criadouros do mosquito”, reforçou a secretária Daiane Pupin.

Ela destacou a importância de recolher e evitar objetos que acumulem água de quintais e terrenos baldios para que não se transformem em criadouros para o mosquito, assim como manter sempre limpos ralos, calhas, caixas d’água, vasos de plantas e vasilhas de animais.

Daiane relembrou que a Dengue, Zika e Chikungunya são doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, e que podem ser evitadas aumentando o cuidado diário com a limpeza da casa e do quintal. “E a gente conta com a colaboração da população para isso, tendo em vista que uma cidade limpa é uma cidade livre da Dengue”, disse ela.

Para reforçar as ações de combate ao mosquito, as Secretarias de Saúde, Obras e Desenvolvimento Econômico estão realizando a Operação ‘Cata Treco’, que foi iniciada no final de 2022 e terá continuidade durante todo o ano de 2023 com intuito de manter a cidade limpa e eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Em 2022, Aparecida do Taboado registrou 73 casos positivos de Dengue, com uma morte - em abril - pela doença. (Fonte: SINAN Online *Dados até 06/01/2023)

Seja você também um agente importante neste combate. Limpe seu quintal. Dengue mata!

Por Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação