Saúde se destaca na gestão José Natan e já soma inúmeros avanços em apenas 2 anos

Por Maria Lúcia Fernandes 04/01/2023 - 08:06 hs
Foto: Fotos: Instagram/@jnatan

Um dos setores mais deficitários encontrados pela atual Administração no início de 2021 foi a Saúde. A partir daí, por determinação expressa do prefeito José Natan, recém empossado, iniciou-se uma força tarefa a fim de reduzir filas de espera em exames, consultas com especialistas, cirurgias, entre outros.

Em 2 anos de muito trabalho, hoje a Saúde goza de um novo patamar no Município e já soma inúmeros avanços, principalmente no hospital gerenciado pela FESAT – Fundação Estatal de Saúde, que ganhou um novo status neste governo, sendo totalmente remodelado e reestruturado.

À frente da pasta, a secretária Daiane Pupin ressalta que desde o início da gestão o compromisso tem sido garantir melhor qualidade de atendimento aos pacientes e melhores condições de trabalho para os servidores da pasta. “O prefeito José Natan sempre teve um olhar muito sensível e especial para a Saúde, então temos trabalhado com planejamento para tirar as ações do papel”, explicou ela.

Entre os avanços, destacamos a reativação do mamógrafo no CEDIT em 2021; a aquisição de equipamentos para o atendimento nutricional, fisioterápico e psicológico; a inauguração do tomógrafo computadorizado, com quase 3 mil exames realizados só em 2022; a instalação de aparelhos de ultrassom pelo programa Bem Nascer, com mais de 250 atendimentos por mês, e a conquista de 3 ambulâncias de simples remoção.

Também foi nesta Administração que o Município passou a contemplar 11 especialidades médicas na rede pública de Saúde, sendo quatro delas implantadas nesta gestão (urologia, neurologia, ultrassonografista e gastroenterologista), com mais de 21 mil consultas médicas, odontológicas, de enfermagem e pré-natal em 2022. Há ainda disponível na rede: oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, cardiologia, psiquiatria, ortopedia, pediatria e dermatologia.

As unidades de Estratégia de Saúde da Família também receberam atenção especial. As ESFs Central (no Jardim Primavera) e Vila Barbosa receberam construção de muros, alambrados e calçadas; já as ESFs São Jerônimo e Jardim das Flores passaram a contar com farmácia dentro das unidades.

Outras ações que elevaram o nível de atendimento na Saúde foram as constantes atividades no CAPS, com trabalho na horta, atividades físicas e psicomotoras, além de atendimento psiquiátrico, oficina pedagógica e combate ao tabagismo; a contratação de um médico para atender a população rural e a recente implantação do Treinamento Funcional com treino gratuito no Módulo Esportivo às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 8h.

CAMPANHAS

As campanhas desenvolvidas pela Saúde ao longo desses 2 anos também chamaram a atenção da população, como o Outubro Rosa, Novembro Azul, Agosto Dourado e Lilás, Maio Amarelo, Dezembro Vermelho, entre outras, que levaram informação, orientação e atendimento aos aparecidenses.

Através do Opera MS, Aparecida do Taboado realizou mais de 300 cirurgias de cataratas e as campanhas ‘Saúde da Mulher’ e ‘Pré-Natal do Parceiro’ levaram conscientização sobre planejamento familiar e gravidez, inclusive com realização de exames. Além disso, em parceria com o Governo Federal e a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de MS, foram implantados 80 Dius e 60 Implanons durante mutirão de Saúde.

E também ocorreu a execução do Programa ‘Meu Parto, Minha Escolha’, com mais de 300 partos já realizados no Município, e duas edições da Carreta do Hospital de Amor, ofertando exames preventivos de mamografia e Papanicolau.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Vigilância Sanitária também teve um ‘up’ nesta gestão, com a contratação de novos profissionais; a informatização da equipe, com entrega de tablets; e várias campanhas de vacinação de animais domésticos.

Um serviço que também merece destaque é a castração mensal de 40 cães e gatos, machos e fêmeas, totalizando cerca de 800 animais atendidos entre 2021 e 2022.

FESAT

A evolução da Fundação Estatal de Saúde (FESAT), tanto no atendimento quanto na estrutura física, já é sentida pelos aparecidenses. Pois nesses 2 anos, a Administração Municipal colocou em funcionamento diversos aparelhos que estavam inutilizados, como o aparelho de endoscopia e colonoscopia desativado desde 2018; além de ter adquirido outros novos, e fez a implantação do Sistema de Geração de Energia Solar, gerando uma economia de aproximadamente R$ 20 mil por mês para os cofres públicos.

A reforma do Pronto Socorro, bem como as novas alas inauguradas, como a Maternidade e o Ambulatório, foram completamente equipadas, oferendo mais conforto e dignidade aos pacientes, o que proporcionou 60 mil atendimentos em 2022 e a realização de 300 partos.

Através de convênio com o Governo do Estado, foi possível realizar o programa Opera MS, que soma mais de 900 procedimentos cirúrgicos realizados, entre cirurgias eletivas e de urgência e emergência, como: colecistectomia (vesícula biliar), herniorrafia (hérnia) e postectomia, além de 319 cirurgias de catarata. Nesse campo, há ainda um dos maiores avanços na Saúde em Aparecida do Taboado, que foi o início de cirurgias através de vídeo.

Já durante a pandemia foram habilitados 10 leitos de UTI, inaugurada a usina de oxigênio; adquirido novos equipamentos, entre eles 1 aparelho de Gasometria e 2 ventiladores mecânicos, com recursos federais na ordem de R$ 33.575,85, entre outros investimentos que contribuíram na frente contra a Covid-19.

Por Camila Helem de Jesus


Confira o material disponibilizado nas redes sociais do prefeito José Natan referente à Saúde: