Cresce o número de casos de picada de escorpião e Secretaria de Saúde chama atenção para a prevenção

Por Maria Lúcia Fernandes 19/10/2022 - 10:35 hs
Foto: DICOM

O número de casos de picada de escorpião aumentou consideravelmente em Aparecida do Taboado nas últimas semanas, inclusive em crianças, e a Secretaria Municipal de Saúde lançou este mês uma campanha chamando atenção para cuidados e prevenção.

Limpeza do ambiente e adoção de medidas simples são o ponto alto da campanha, destacando que apenas uma picada é suficiente para causar morte. “Nosso principal intuito é alertar a população para essa época do ano, onde a incidência do escorpião é mais frequente, pedindo a colaboração para manter quintais e lotes sempre limpos”, explicou a secretária Daiane Pupin.

O médico veterinário responsável pela Vigilância Sanitária, João Henrique Roque, frisou que os escorpiões se tornam resistentes aos venenos, pois os animais possuem o hábito de permanecer em longos períodos em abrigos naturais ou artificiais que impedem que o inseticida entre em contato com eles, e reforçou a importância de intensificar os hábitos de higiene no ambiente.

Até o momento, Aparecida do Taboado já registrou 73 casos de picadas de escorpião, sendo grave 7 deles. O Município também registrou esse ano, até agora, 5 acidentes com serpentes e 1 com abelhas.

Em casos de picadas, a vítima deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo da sua residência.

Por Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação