Na manhã de terça-feira, 22, o prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, realizou uma reunião com produtores rurais da região dos Coqueiros que têm suas propriedades localizadas próximas da Fazenda Galiléia, para decidir o cronograma de serviços de recuperação de estradas a serem executados pela Secretaria de Agricultura. O maquinário se deslocará para a região na próxima semana.
Durante a reunião, o prefeito enfatizou que o Município está financeiramente sólido e os serviços nas estradas rurais continuam com duas frentes de serviço, uma da Secretaria de Agricultura e outra da Secretaria de Obras, com o objetivo de dar celeridade aos atendimentos. “O prefeito quer fazer um serviço bom, de cascalhamento, lombada e caixa para receber água da chuva. Eu peço a compreensão dos pecuaristas e produtores rurais, porque a gente tem que entrar dentro da pastagem para fazer esse serviço bom e de qualidade; se a gente não conseguir a liberação dos produtores para entrar com patrola e pá carregadeira para fazer caixa de contenção de água e lombada, a gente vai ter que fazer serviço somente de patrolamento e só isso não resolve nada, é só vir chuva forte que acaba com as estradas.”, explicou Maycol.
A Prefeitura trabalha em parceria com o Governo do Estado, que cedeu, por meio da Agesul, maquinário para a execução. “Obrigado Eduardo Riedel [secretário de Estado de Infraestrutura] e Reinaldo Azambuja [governador]. Agora só depende do abastecimento. Nós vamos aguardar os próximos dias para atender os produtores da Galiléia e do Tamandaré para fazer um serviço de qualidade e diferente do que já foi feito”.
Maycol também solicitou a parceria com o produtor para recuperação de pontes, pois o Município não tem licitação para aquisição de madeiras. A união consiste em o Município enviar equipe formada por cinco carpinteiros para recuperar o rodeiro e o produtor fornecer as vigas, caso seja preciso fazer substituições. “Para as pontes mais difíceis que demandam serviço de bate estaca, a Prefeitura fará licitações para contratar”, explicou.
O prefeito contou ainda que a Administração Municipal investirá, inicialmente, R$ 3 milhões em pontes de concreto. A ponte dos Coqueiros é uma das 10 pontes que estão no plano de ação da Secretaria de Obras para ser construída de concreto. Outras pontes localizadas em travessias de pequenos lagos ou nascentes serão substituídas por aduelas de concreto.
Por DECOM - Luana Chaves