Na tarde desta terça-feira, 25, a Prefeitura de Paranaíba entregou 10 capacetes elmos para atender a ala respiratória da Santa Casa de Misericórdia. O ato foi feito pelo prefeito Maycol Queiroz e secretário de Saúde, Dr. Amauri Mariano.
Foram investidos R$ 11.830,00 (onze mil oitocentos e trinta reais) para a aquisição dos equipamentos. Eles serão utilizados em pacientes que podem evoluir para uma possível intubação. A ala respiratória conta com 40 leitos; já a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) tem 10 leitos. Além da Covid-19, o capacete é indicado para pacientes com infecções respiratórias como pneumonia, asma, bronquite ou que estejam em risco de evoluir para uma insuficiência respiratória, por conta da infecção.
O prefeito Maycol Queiroz enfatizou o trabalho da Secretaria de Saúde e da dedicação da equipe hospitalar de Paranaíba que não mede esforços para salvar vidas. Ele parabenizou o médico cirurgião geral, Drº Mário Minor Murakami, que apresentou a ideia da aquisição do capacete e também sugeriu a implantação da Central do COVID, local onde são atendidas pessoas para o tratamento precoce. “O tratamento que nós fazemos no ambulatório do COVID, único município da região Costa Leste a aderir, deu certo; e esse capacete veio para ajudar ainda mais no trabalho contra a COVID. Estes equipamentos nos foram solicitados no dia 13 de abril e com pouco mais de 30 dias conseguimos adquiri-los. A nossa prioridade é salvar vidas”, disse.
Drº Mário Murakami, a enfermeira Larissa Cabral Cespede, a fisioterapeuta Graziella Ribeiro, os vereadores Dr. Fernando Castro e Lúcio Antônio, além de enfermeiros e diretoria do hospital acompanharam a entrega. Segundo o médico, o capacete é de respiração assistida não invasiva com pressão positiva contínua nas vias aéreas, desenvolvidos por pesquisadores da Escola de Saúde Pública do Ceará para tratar pacientes com Covid-19.
Drº Murakami agradeceu ao prefeito Maycol Queiroz pelo cuidado com a Saúde neste período de pandemia de COVID-19. “Agradecer o prefeito pela iniciativa de sempre ajudar a saúde. Se nós conseguirmos resgatar um paciente, salvar um paciente, isso já foi um mérito dele”, disse.
O Diretor técnico da Santa Casa, Dr. Claudio de Souza Silva, reforçou a importância do uso do capacete. “Com esse capacete que a Prefeitura está nos fornecendo, o aporte de oxigênio vai passar a 30 litros por minuto no capacete, dando melhor resposta respiratória para a parte clínica do paciente. Ele dá uma melhora na saturação do paciente, evitando a intubação. A partir de agora vamos ver como vai ser a progressão, se vai melhorar bastante e diminuir o número de intubados. Hospitais que já tem esse tipo de instrumento a taxa de intubação está sendo menor”.
Por Luana Chaves
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos pri...
Governo de MS avança na regionalização da saúde com entrega de UTI cardiológica no HR...
Agentes municipais de trânsito de Três Lagoas receberam curso de capacitação ofertado ...
Três Lagoas é premiada no Congresso Nacional do CONASEMS por estratégia inovadora de va...
Agentes municipais de trânsito de Três Lagoas receberam curso de capacitação ofertado ...
Prepare-se para o 2º Festival Gastronômico de Tilápia em Aparecida do Taboado
Prefeitura de Inocência realiza entrega de mobiliários permanentes e materiais médico-h...
Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos pri...