A Administração Municipal recebeu na terça-feira (18), o valor de R$ 522.671,73 (Quinhentos e vinte e dois mil e seiscentos e setenta e um reais e setenta e três centavos), referente a economia do duodécimo, que é o valor repassado mensalmente pela Prefeitura para cobrir as despesas do Legislativo.
A verba é referente a um saldo do repasse anual da Administração Municipal ao Poder Legislativo para o custeio das atividades legislativas no período de um ano. Todo ano, em dezembro, o Poder Legislativo devolve ao Executivo a sobra desse orçamento aos cofres da Prefeitura.
Segundo o prefeito Maycol Queiroz, foi um momento histórico para Paranaíba, que merece uma parabenização pela devolução de um valor tão expressivo. “Isso é um gesto de credibilidade com a nossa gestão e honestidade com a parceria de nossos colegas vereadores. Demonstração de que trabalharam muito esse 2021 buscando recursos e trazendo parceiros para nossa cidade”. O Chefe do Executivo solicitou para que a Casa de Leis indicasse onde seria investido esse recurso. “Nos reunimos com os vereadores e conversamos a melhor forma de investir essa quantia, e foi unanime, que deveríamos ter uma Casa de Velório Pública na região Central do Município. Num momento de despedida do ente querido, do amigo, tem que pagar ou ir para a Casa de Velório perto do cemitério, que está em situação precária. Um prédio que nossa cidade e nossos munícipes merecem, dando dignidade nesse momento do último adeus” encerrou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Dollar Pires, afirma que essa devolução foi possível graças à economia que está sendo feita na Câmara Municipal de Paranaíba desde o início do ano. A devolução deste montante demonstra, na visão do presidente da Câmara, que a condução orçamentaria de 2021 atendeu a todas as expectativas do Legislativo, especialmente em dar melhores condições de trabalho aos vereadores e servidores, além de dotar a Câmara de melhor infraestrutura. “Fizemos uma gestão coerente, utilizamos os recursos no que era imprescindível para que o processo Legislativo e Administrativo da Câmara pudesse ser realizado e ao final estamos devolvendo mais de meio milhão de reais para os cofres da Prefeitura”, disse o presidente da câmara de Paranaíba.
O que é duodécimo orçamentário? - A expressão duodécimo orçamentário remete para a Lei Orçamentária Anual do Legislativo, e é calculado de acordo com o valor da receita corrente líquida anual do município em questão. O repasse desse duodécimo é obrigatório ao poder Legislativo e Judiciário.
Este repasse está mencionado na Constituição Federal, no artigo 168 que diz: "Os recursos correspondentes às dotações orçamentárias, compreendidos os créditos suplementares e especiais, destinados aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, ser-lhes-ão entregues até o dia 20 de cada mês, em duodécimos..."
Por Otávio Armando de Oliveira Santos
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos pri...
Governo de MS avança na regionalização da saúde com entrega de UTI cardiológica no HR...
Agentes municipais de trânsito de Três Lagoas receberam curso de capacitação ofertado ...
Três Lagoas é premiada no Congresso Nacional do CONASEMS por estratégia inovadora de va...
Prepare-se para o 2º Festival Gastronômico de Tilápia em Aparecida do Taboado
Prefeitura de Inocência realiza entrega de mobiliários permanentes e materiais médico-h...
Três Lagoas é premiada no Congresso Nacional do CONASEMS por estratégia inovadora de va...
Agentes municipais de trânsito de Três Lagoas receberam curso de capacitação ofertado ...