Desde a noite de domingo (5), as vias que dão acesso à Esplanada dos Ministérios estão fechadas para o trânsito de veÃculos (saiba mais abaixo). No entanto, por volta das 20h desta segunda-feira, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) furaram o bloqueio da PM e invadiram a Esplanada dos Ministérios.
Eles foram convocados pelo presidente para participar de um ato com pautas antidemocráticas, com ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional.
O grupo retirou grades de segurança que estavam ao longo da via, próximo ao Palácio do Itamaraty e ao Congresso Nacional. Na manhã desta-feira, caminhões e ônibus estavam estacionados na área, desrespeitando a proibição de veÃculos no local.
Após o ocorrido, a PolÃcia Militar informou que não houve uma invasão. Já a Secretaria de Segurança Pública do DF disse, em nota, "que a situação está sob controle".
Ainda em agosto, o Ministério da Defesa informou que não haveria desfile militar, por causa da pandemia de Covid-19. À época, a pasta disse que as Forças Armadas fariam o hasteamento da bandeira em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, com restrição de público.
O desfile de 7 de setembro já havia sido cancelado no ano passado, também por causa da pandemia. Autoridades de saúde recomendam que sejam evitadas aglomerações, para desacelerar o contágio pelo coronavÃrus.
Na Esplanada dos Ministérios, o trânsito está interditado desde a noite de domingo (5). As vias S1 e N1 permanecem bloqueadas para a passagem de veÃculos, pelo menos até esta terça-feira.
Além da PM, agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) vão atuar na fiscalização e também na orientação para os motoristas.
O Departamento de PolÃcia Especializada (DPE), da PolÃcia Civil, no Parque da Cidade, vai concentrar as ocorrências de flagrante. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), os casos relacionados a ação nas ruas serão registrados pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual (Decrin).
As demais ocorrências policiais, no centro de BrasÃlia, ficam concentradas na 5ª Delegacia de PolÃcia (Asa Norte). As delegacias do DF, que atuam em regime de plantão, também ganharam reforço na equipe.
Já os militares do Corpo de Bombeiros, que também estarão em serviço durante o feriado, vão atender ocorrências de urgência na região central da capital.
Por G1