A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) realizou mais um manejo de capivaras da Lagoa Maior na tarde desta sexta-feira (03). São 42 capivaras adultas que serão levadas e soltas no Parque Natural Municipal do Pombo.
A medida visa diminuir o número de capivaras na Lagoa e levá-las para um local onde terão maior liberdade e diversidade de alimentação. O secretário da pasta, Celso Yamaguti, considera que este manejo favorável, principalmente, pela vegetação do Parque do Pombo que servirá como alimento para os animais, que estão sofrendo com a escassez de vegetação devido à estiagem.
Agora existem em torno de 120 capivaras na Lagoa Maior, entre adultos e filhotes. Cabe salientar, ainda, que o Município dispõe de autorização do IBAMA específica para esta ação.
“Em todos os anos no período de seca, nós fazemos a alimentação complementar delas, tentando evitar com que, em busca de comida, elas se desloquem para os bairros, correndo risco de serem atropeladas. O Parque do Pombo possui vasta vegetação e é cercado por córregos. Este trabalho é exclusivo para proteger e garantir o bem-estar dos animais”, explicou.
Por Diretoria de Comunicação
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
Operação Piracema: reforço da fiscalização no feriado termina com prisões e apreens...
Prefeito José Natan tem administração, tem carisma e tem popularidade
Campanha Novembro Azul conscientiza os homens sobre a importância da saúde masculina