CTEC entregou 34 celulares para agentes de endemia de Paranaíba

Por Maria Lúcia Fernandes 13/08/2021 - 16:01 hs
Foto: Antonio Agostini

O prefeito Maycol Queiroz recebeu 34 aparelhos de celulares, na tarde desta quinta-feira, 12, dos representantes da CTEC (Coordenação de Tecnologia) da Secretaria de Estado de Saúde, para auxiliar os Agentes de Combate a Endemias (ACE), nas visitas domiciliares.

 

Estiveram no Gabinete, os analistas de sistema Luiz Fabiano Câmara e Horácio Figueiredo e a técnica fazendária Rose Mary Valdez Rosa, acompanhados do coordenador do Controle de Vetores Fábio Rogério Guimarães de Freitas e dos agentes de endemias Viviane Leal Francisco e Willian Batista Lacerda de Oliveira, representando os demais.

 

Cada agente de endemias receberá um Samsung modelo A 10S para trabalhar com o sistema E-visitas. Eles operam o sistema na versão 2, na qual já estão devidamente treinados. A CTEC irá fazer um treinamento em todo o Estado de Mato Grosso do Sul com a nova versão (versão 3) a partir do mês de outubro.

 

“Estes aparelhos são uma complementação do trabalho que já é executado desde 2018. Os agentes esperam receber novos celulares desde 2020, porém a pandemia de COVID-19 fez com que todos os projetos se retardassem. Todos os 34 agentes de endemias vão receber celular novo, com chip, direito a ligações e internet para que façam sua visita em tempo real. É um incentivo à informatização das visitas”, explicou Fábio.

 

Luiz Fabiano, analista de sistema, representou o responsável pelo sistema E-Visitas, Marcos Espíndola, e ressaltou que com o aplicativo é muito mais fácil trabalhar. “No computador tem que digitar toda informação, ocupa um tempo muito maior; já o aplicativo facilita, vem com as informações do imóvel, basta clicar. O E-Visitas veio para facilitar para os agentes e dar mais celeridade ao controle de pragas”, falou.

 

Figueiredo completou que o E-Visitas possibilita uma parceria entre o Município e o Estado na atualização dos dados. Dos 79 municípios em média 72 aderiram ao projeto. Todos os agentes recebem treinamento e acompanhamento.

 

O vereador Lúcio Antonio é defensor dos direitos dos ACE e contou que no dia 16 de julho esteve com o presidente da coordenadoria, Mauro Lucio Rosário, para solicitar agilidade na entrega. “Na ocasião o presidente solicitou para que fizéssemos o pedido formalmente e graças a Deus agora está atendendo o que a Secretaria pede”.

 

Para que o sistema seja utilizado com excelência, o prefeito Maycol Queiroz e o secretário de Saúde Dr. Amauri Mariano assinaram um Termo de Cooperação com o Secretaria de Estado de Saúde formalizando o compromisso dos ACE’s fazerem obrigatoriamente a alimentação do E-Visitas em tempo real.

 

“Nós precisamos dos agentes, eles estão devolvendo uma uniformidade de informações e procedimentos. O Estado todo está fazendo um bom trabalho graças ao trabalho deles. Agradeço ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde por nos atender”, finalizou o prefeito Maycol Queiroz.

Por Luana Chaves