O prefeito Maycol Queiroz recebeu 34 aparelhos de celulares, na tarde desta quinta-feira, 12, dos representantes da CTEC (Coordenação de Tecnologia) da Secretaria de Estado de Saúde, para auxiliar os Agentes de Combate a Endemias (ACE), nas visitas domiciliares.
Estiveram no Gabinete, os analistas de sistema Luiz Fabiano Câmara e Horácio Figueiredo e a técnica fazendária Rose Mary Valdez Rosa, acompanhados do coordenador do Controle de Vetores Fábio Rogério Guimarães de Freitas e dos agentes de endemias Viviane Leal Francisco e Willian Batista Lacerda de Oliveira, representando os demais.
Cada agente de endemias receberá um Samsung modelo A 10S para trabalhar com o sistema E-visitas. Eles operam o sistema na versão 2, na qual já estão devidamente treinados. A CTEC irá fazer um treinamento em todo o Estado de Mato Grosso do Sul com a nova versão (versão 3) a partir do mês de outubro.
“Estes aparelhos são uma complementação do trabalho que já é executado desde 2018. Os agentes esperam receber novos celulares desde 2020, porém a pandemia de COVID-19 fez com que todos os projetos se retardassem. Todos os 34 agentes de endemias vão receber celular novo, com chip, direito a ligações e internet para que façam sua visita em tempo real. É um incentivo à informatização das visitas”, explicou Fábio.
Luiz Fabiano, analista de sistema, representou o responsável pelo sistema E-Visitas, Marcos Espíndola, e ressaltou que com o aplicativo é muito mais fácil trabalhar. “No computador tem que digitar toda informação, ocupa um tempo muito maior; já o aplicativo facilita, vem com as informações do imóvel, basta clicar. O E-Visitas veio para facilitar para os agentes e dar mais celeridade ao controle de pragas”, falou.
Figueiredo completou que o E-Visitas possibilita uma parceria entre o Município e o Estado na atualização dos dados. Dos 79 municípios em média 72 aderiram ao projeto. Todos os agentes recebem treinamento e acompanhamento.
O vereador Lúcio Antonio é defensor dos direitos dos ACE e contou que no dia 16 de julho esteve com o presidente da coordenadoria, Mauro Lucio Rosário, para solicitar agilidade na entrega. “Na ocasião o presidente solicitou para que fizéssemos o pedido formalmente e graças a Deus agora está atendendo o que a Secretaria pede”.
Para que o sistema seja utilizado com excelência, o prefeito Maycol Queiroz e o secretário de Saúde Dr. Amauri Mariano assinaram um Termo de Cooperação com o Secretaria de Estado de Saúde formalizando o compromisso dos ACE’s fazerem obrigatoriamente a alimentação do E-Visitas em tempo real.
“Nós precisamos dos agentes, eles estão devolvendo uma uniformidade de informações e procedimentos. O Estado todo está fazendo um bom trabalho graças ao trabalho deles. Agradeço ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde por nos atender”, finalizou o prefeito Maycol Queiroz.
Por Luana Chaves
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos pri...
Governo de MS avança na regionalização da saúde com entrega de UTI cardiológica no HR...
Agentes municipais de trânsito de Três Lagoas receberam curso de capacitação ofertado ...
Três Lagoas é premiada no Congresso Nacional do CONASEMS por estratégia inovadora de va...
Prepare-se para o 2º Festival Gastronômico de Tilápia em Aparecida do Taboado
Prefeitura de Inocência realiza entrega de mobiliários permanentes e materiais médico-h...
Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos pri...
Três Lagoas é premiada no Congresso Nacional do CONASEMS por estratégia inovadora de va...