A Prefeitura de Aparecida do Taboado iniciou no dia 19 de novembro a 3ª edição da operação Cata-Treco, uma iniciativa gratuita promovida pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Obras e Saúde. O programa tem como objetivo coletar objetos volumosos, como sofás, eletrodomésticos, móveis e objetos inservíveis, garantindo um descarte seguro e ambientalmente responsável, além de prevenir riscos à saúde pública.
Na primeira etapa, já finalizada, os resultados foram impressionantes, contemplando os bairros Tia Chica I e II, Jardim Felix I e II, Jardim Aeroporto, Jardim das Flores, Residencial São Gabriel, São João, Eldorado e Vila Barbosa. Sendo recolhidos nestas localidades 112 caminhões de materiais descartados.
Atenção para moradores do Setor II - Nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, os moradores dos bairros Wilson Lucas, Jardim Imperial I e II, Vila Rodrigues, Vila Glória, Jardim Esperança I e II, Vila São Jerônimo e Residencial Ovídio, podem colocar o lixo para fora, pois a partir do dia 2 de dezembro a equipe da secretaria de Obras estará realizando a coleta.
Além de promover a limpeza urbana, o Cata-Treco é uma ação estratégica para prevenir o acúmulo de resíduos que podem se transformar em criadouros do Aedes aegypti e esconderijos de escorpiões. “Manter lotes e quintais limpos é essencial para evitar doenças graves e até fatais transmitidas por esses animais peçonhentos”, destacou a secretária de Saúde, Daiane Pupin.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fátimo Dias, reforçou que a operação também contribui para a valorização da cidade, aumentando sua atratividade turística e econômica ao oferecer um ambiente mais limpo e organizado.
Essa iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal em garantir a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade ambiental para toda a população. Lembrando que a operação cata-treco não inclui resíduos de construção civil e alerta que o descarte irregular de materiais está sujeito a multas.
Por Diretoria de Comunicação