Histórias Prateadas: Aos 74 anos, psicóloga investe na tradição de família e cria marca de massas artesanais

Com ajuda do Sebrae, Mara Périco se tornou empreendedora e abriu empresa no Distrito de Piraputanga, em Aquidauana (MS)

Por Maria Lúcia Fernandes 05/09/2024 - 10:31 hs
Foto: Assessoria de Imprensa

Mais do que um “ponto final”, para muitas pessoas a aposentadoria é o momento de iniciar uma nova jornada. Apesar do desejo e necessidade de descansar dos longos anos na carreira como psicóloga, foi com esse ideal que Mara Périco encontrou no empreendedorismo uma forma de estar ativa aos 74 anos de idade. Em constante movimento e cheia de ideias, ela criou a própria marca de massas artesanais, a Massas Périco, formalizada em 2022 e hoje com um espaço físico no Distrito de Piraputanga, a 30 quilômetros de Aquidauana (MS).

Tradição de família de raízes italianas, a paixão pelas massas vem de berço. Influenciada pela avó e pela mãe, Mara sempre esteve envolvida com a produção e consumo de massas artesanais. “Minha mãe fazia sopinha para meus irmãos e eu, com aqueles pedacinhos de massa cortados bem pequenininhos. Depois, de uma forma mais grupal, com a família toda nas reuniões de domingo. A minha mãe e a minha ‘nona’ faziam e a gente ia se deliciar com as comidas. E eu cresci assim”.

Após 40 anos atuando como psicóloga, aposentada, Mara decidiu iniciar a produção das massas durante a pandemia, em meados de 2020. Cercada pela ansiedade, foi motivada pelo filho a investir na culinária e, inclusive, a gravar vídeos para divulgar. “Eu fiquei com dúvidas, afinal, como iria entregar os pedidos? Mas meu filho me instruiu: ‘Você se previne, a gente faz um roteiro de entrega e deixa com todos os cuidados de prevenção, você entrega e pronto’”. Ela complementa que, a partir da orientação do filho, conseguiu fazer divulgações por meio de vídeos, mostrando receitas e dicas de como cozinhar as massas.

Dessa forma, iniciaram-se as vendas. Com o compartilhamento dos vídeos por amigos e familiares, muitas pessoas conheceram as produções artesanais e as entregas passaram a ser semanais. “O número de clientes aumentou bastante, eu servia para Aquidauana e Anastácio, então decidi formalizar o negócio e fiz o MEI (microempreendedor individual)”. Com ajuda do Sebrae, a empresa foi aberta em Piraputanga, tornou-se destaque em feiras, principalmente após a inserção no projeto Made In Pantanal, do Sebrae/MS, e hoje é um sucesso.

“O final da pandemia e a normalização foi uma coisa gratificante, principalmente o primeiro contato com as pessoas lá fora, contato direto e encontros, foi muito legal perceber que as pessoas me reconheciam”, enfatiza a masseira sobre o retorno dos vídeos e interesse do público pelas massas. Além dos desafios da pandemia, no início Mara enfrentou críticas pela decisão de abrir o próprio negócio aos 74 anos, mas não se deixou abalar e defendeu a vontade de iniciar uma nova fase.

Hoje, a empreendedora planeja expandir a empresa com uma mudança para a cidade de Aquidauana, onde estão grande parte dos clientes e mais oportunidades. Por enquanto, para degustar as massas Périco, o espaço fica na Avenida Paulo Quevedo, 369, em Piraputanga. Para fazer uma encomenda, basta entrar em contato pelo número (67) 3257 1212.

Histórias Prateadas

O Sebrae/MS está com a missão de mostrar que não há idade para empreender com a série no YouTube “Histórias Prateadas”, que aborda a trajetória de empreendedores com mais de 50 anos. A empresária Mara Périco é apresentada no segundo episódio e, para conhecer mais dessa experiência inspiradora, confira abaixo.