A merendeira Keila Querina de Jesus, com a receita de “Arroz nutritivo com filé de tilápia em molho salada primavera”, ficou em primeiro lugar na disputa da etapa municipal do Super Chef Merendeiras de Aparecida do Taboado. Promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, a competição tem o propósito de valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de fomentar o empreendedorismo no campo, pois incentiva a confecção de receitas que incluam alimentos saudáveis, oriundos da agricultura familiar.
Em Aparecida do Taboado, a competição ocorreu nos dias 3 e 4 de maio. Na sexta-feira (3), 22 merendeiras participaram de um workshop culinário onde aprendem como utilizar o maior número de itens da agricultura familiar de uma maneira inteligente, contendo leguminosas e folhagens, a fim de que os pratos fiquem mais nutritivos e sejam atrativos aos estudantes. E na ocasião, as participantes fizeram pratos com tintura à base de casca de cenoura, da beterraba e espinafre além de apreenderem a manipular outros alimentos. O workshop foi ministrado pelo consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos.
Já no sábado (04), na sede da escola Municipal João Luiz Pereira, as receitas inscritas foram preparadas pelas participantes e avaliadas por um corpo de cinco jurados que selecionaram os cinco melhores pratos. Para Keila, a merendeira vencedora que exerce há sete anos a profissão, além da conquista do primeiro lugar, a experiência valeu pelo aprendizado que irá agregar no dia a dia, no exercício das atribuições, atuando no Centro de Educação Infantil Professora Rosália Queiroz de Oliveira. “Eu agradeço por aprender novas técnicas do aproveitamento da agricultura familiar, por incorporar novas receitas e saber que isto irá fazer a diferença para os alunos”, expressou Keila.
Para a secretária Municipal de Educação de Aparecida do Taboado, Ana Rita Paião de Oliveira, o Super Chef Merendeiras representa um passo importante para o município por reconhecer o trabalho de duas classes profissionais relevantes para a nossa cidade: as merendeiras e os produtores da agricultura familiar. “Fiquei muito lisonjeada por ter participado desse momento, que abre portas para valorização dos produtores da nossa cidade e das mãos que alimentam nossos alunos", ponderou.
O consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos, observou que, além de capacitar as profissionais, o intuito do Super Chef Merendeiras é fortalecer o empreendedorismo no campo. Com essa proposta, as merendeiras recebem conhecimento para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de alimentos utilizados nas receitas.
“Em Aparecida do Taboado, todos os pratos tinham mais de 19 insumos da agricultura familiar, o que é muito positivo. Nosso objetivo foi ensinar novas técnicas culinárias as merendeiras, para que os pratos fiquem mais ricos em nutrientes com a utilização de alimentos oriundos de produtores locais, por vezes escondendo pedaços de leguminosas e folhagens, mas que estejam no prato de uma forma mais atraente para os alunos”, pontuou o chef.
Para a nutricionista responsável pela Fesat (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado) e representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Josely Ferreira Garcia, que auxiliou as merendeiras na confecção das receitas, o workshop proporcionou a possibilidade de elas prepararem refeições com maior valor nutritivo, melhorando ainda mais a qualidade da alimentação que é oferecida as crianças nas escolas.
“O concurso do Super Chef Merendeiras faz com que nossas cozinheiras se sintam privilegiadas e valorizadas. Durante a ação, orientei elas a prepararem pratos com proteína, mas sem esquecer do carboidrato que poderia ser o arroz ou outro alimento. Quanto mais gêneros da agricultura familiar, melhor. Durante o preparo, sugeri quais alimentos poderiam ser adicionados para enriquecer os pratos”, explicou Josely.
Segundo o produtor rural e representante da Agricultura Familiar de Aparecida do Taboado, Sérgio Pacheco de Carvalho, o interesse da Prefeitura em adquirir produtos locais é de suma importância para trazer mais rentabilidade para as famílias que vivem no campo. “No evento, vi que os representantes da Prefeitura gostaram dos nossos produtos, perceberam que, realmente, são de boa qualidade, além do nosso preço ser competitivo. Então, para nós é muito bom vermos que o poder público deseja comprar de nós, pois precisamos deste apoio,” comentou.
Além de Aparecida do Taboado também participam do Super Chef Merendeiras os municípios de Brasilândia, São Gabriel do Oeste, Deodápolis, Ladário e Miranda. Ao todo, 135 profissionais foram inscritos pelas seis prefeituras para participarem da iniciativa. Após as etapas da competição em cada cidade, será feita a etapa estadual, prevista para maio, em Campo Grande, onde as cozinheiras vencedoras das etapas municipais terão oportunidade de apresentar seus pratos a serem avaliados por jurados, ocasião em que será eleita uma vencedora do Mato Grosso do Sul.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Aparecida do Taboado:
1° lugar: Keila Querina de Jesus com o prato “Arroz nutritivo com filé de tilápia em molho e salada primavera simples”, do Centro de Educação Infantil Professora Rosália Queiroz de Oliveira.
2º lugar: Tânia Cristina Alves com o prato “Frango com legumes sauté, farofa de banana e salada colorida” do Centro de Educação Infantil Ana Maria do Nascimento.
3º lugar: Adriana Menezes de Barros com o prato “Porcada com quibebe e salada tropical” da Escola Municipal Coronel João Alves Lara.
4º lugar: Maria Cleonice de Oliveira com o prato “Sopa de macarrão com legumes e frango” do Centro Municipal de Educação Infantil Adélia Bernardes de Melo .
5º lugar: Adriana Barão Paschoalato de Lima com o prato “File de tilápia ao molho vermelho, arroz branco e salada crocante” da Escola Municipal Professor Jesus José de Souza.
Mais informações sobre o Super Chef Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Por Assessoria SEBRAE/MS