Escolas e CMEI recebem lixeiras do Projeto de Educação em Saúde Ambiental combatendo o mosquito Aedes Aegypti

Por Maria Lúcia Fernandes 20/06/2023 - 09:47 hs
Foto: DICOM

A administração Municipal e a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, em parceria, através da Empresa RS Consultoria, realizou no final do mês de maio a campanha de conscientização em combate à dengue nas escolas do município.

O objetivo do projeto foi de mobilizar a sociedade e suas representações para a adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti numa perspectiva da redução de casos de mortalidade de dengue, zika vírus, chikungunya com impactos na Saúde nos bairros Vila Barbosa, Jardim das Flores, Vila Pereira, Vila Rodrigues, Vila Santo Antônio, e na Zona Rural, a comunidade de Olaria, distante 25 km do perímetro urbano.

Nos dias 29, 30 e 31 de maio, as atividades ocorreram nas escolas “Professor Jesus José de Souza”, “João Chama” e “João Luiz Pereira”, com alunos do 2º ao 5º ano. Os palestrantes ensinaram às crianças que as mesmas precisam ter consciência das práticas de reaproveitamento de objetos que possam tornar-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transformando-os em brinquedos, portas lápis e canetas, etc.

Após o encerramento, as unidades escolares que receberam as palestras e atividades receberam doação de 4 jogos de lixeiras do projeto de educação em saúde ambiental, sendo um jogo para o CMEI “Rosália Queiroz Oliveira”, um para a Escola “João Luiz Pereira”, outro para a Escola “João Chama” e mais um para a Escola “Professor Jesus José de Souza”.

O município vem realizando o zoneamento compartilhado, onde em cada unidade básica da família, conta com um agente de combate a endemias. Porém, as ações têm sido insuficientes devido à falta de cooperação por grande parte da população. A partir dos índices alarmantes, acreditamos que somente com a efetiva participação da população, adotando medidas no seu dia a dia, de controle dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, seria possível minimizar o agravamento da situação.

Por Diretoria de Comunicação