A Secretaria Municipal de Assistência Social já iniciou as atividades do Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual infantil, e, esse ano, um concurso de redação nas escolas estaduais vai marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no próximo dia 18 de maio.
As ações começaram neste dia 2 com palestra na Escola Estadual “Frei Vital de Garibaldi”. Já no dia 3/5 foi a vez da Escola Estadual “Ernesto Rodrigues” e dia 4/5, da Escola Estadual “Georgina de Oliveira Rocha”, em horários matutino e vespertino.
Nas escolas municipais, as palestras terão início no próximo dia 8, começando pelo CMEI “Ana Maria do Nascimento” e pela escola “João Chama”. No dia 9, será a vez do CMEI “São Jerônimo” e da Escola “Professor Jesus José de Souza”; dia 10, CMEI’s “Adelice Bernardes de Melo”, Rosália Queiroz de Oliveira” e Adalberton Rodrigues de Almeida”; e no dia 11 as palestras acontecerão nas Escolas “João Alves Lara” e “João Luiz Pereira”.
Segundo CREAS, que está coordenando as ações, o concurso de redação com o tema “18 de Maio, Faça Bonito” tem o objetivo de conscientizar e prevenir de forma criativa os jovens da nossa cidade sobre o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.
No dia 18 haverá uma solenidade para a entrega da premiação, oportunidade em que o 1º colocado receberá uma bicicleta, 2º e 3º lugares receberão 1 tablet cada e 4º e 5º lugares, medalhas.
“O objetivo primordial da campanha FAÇA BONITO – MAIO LARANJA é promover e consolidar políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos, principalmente das crianças e adolescentes. É assim que cuidamos das nossas crianças em Aparecida do Taboado”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ariadne Queiroz.
Durante o mês de maio, todos os órgãos vinculados à Secretaria de Assistência Social (CRAS, CREAS e Conselho Tutelar) vão trabalhar a importância de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
“Nosso trabalho busca mobilizar a sociedade contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes e, por esse motivo, informamos o “Disque 100”, que é um serviço gratuito, e o Whatsapp do CREAS para qualquer cidadão fazer denúncias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse a coordenadora Tamara Nicolete.
DENÚNCIAS
O serviço disque 100 funciona 24 horas nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Além disso, as denúncias também podem ser feitas ao CREAS pelo Whatsapp (67) 3565-5893, ao Conselho Tutelar e à Polícia. Denuncie!
Por Camila Helem de Jesus
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Prepare-se para o 2º Festival Gastronômico de Tilápia em Aparecida do Taboado
Legislativo aparecidense leva alunos do projeto “Câmara vai à Escola” à Campo Grand...
Governo Municipal inicia recapeamento asfáltico nas ruas da Vila Pereira
Mudanças no Trânsito Central de Aparecida do Taboado entram em vigor em 1º de janeiro
Esportes e música movimentam encerramento do Festival de Praia 2024 em Aparecida do Taboa...
Mudanças no Trânsito Central de Aparecida do Taboado entram em vigor em 1º de janeiro
Legislativo aparecidense leva alunos do projeto “Câmara vai à Escola” à Campo Grand...
Aparecida do Taboado avança com pavimentação asfáltica no Bairro Chácara Boa Vista