Nas ESFs, o Dia da Mulher foi comemorado com coleta de preventivo e exame clínico das mamas
Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, celebrado neste 8 de março, todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) estenderam o horário de atendimento até às 20h para que mais mulheres pudessem participar da ação preventiva que foi promovida nas unidades através da Secretaria de Saúde.
Com o objetivo de ressaltar a importância da prevenção ao câncer de colo do útero, uma das enfermidades que mais atingem as mulheres, foi realizado mutirão de coleta de preventivo, também conhecido como Papanicolau.
De acordo com a secretária de Saúde, Daiane Pupin, o exame é a principal estratégia para realizar o diagnóstico da doença bem no início, antes mesmo que a mulher tenha sintomas. “A realização periódica do exame permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. A ideia da constante coleta é mobilizar o maior número de mulheres para a importância do exame preventivo”, diz Daiane, destacando ainda que durante todo o ano o exame pode continuar sendo realizado nas unidades de saúde.
E para prevenção ao câncer de mama, que é o que mais acomete e mata mulheres no mundo, foi realizado exames clínicos das mamas, auxiliando também no diagnóstico precoce da doença.
A ação ocorreu das 17h às 20h nas 6 unidades de ESF do município.
Por Camila Helem de Jesus - DICOM