Cidade Empreendedora: Selvíria adere a programa do SEBRAE que visa estímulo de pequenos negócios e economia agrícola local

Por Maria Lúcia Fernandes 05/06/2021 - 19:15 hs
Foto: Assessoria de comunicação

O prefeito José Fernando Barbosa, juntamente com o vice-prefeito Jaime Soares Ferreira e secretário de Desenvolvimento Econômico Gilberto Lima, receberam nesta ultima quarta-feira (02), na Câmara Municipal, a gerente do Sebrae/MS Regional Costa Leste Josi Signori e o analista de Relacionamento Fabio Dias Taloni, para uma apresentação do programa Cidade Empreendedora, a secretários municipais.

A Prefeitura Municipal aderiu ao Programa, oferecido pelo Sebrae/MS, com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. A iniciativa começa a ser executada no município nesta segunda-feira (07), com a visita de agentes em empreendimentos da cidade, a fim de identificar quais são as principais necessidades dos comerciantes e, a partir disso, propor soluções.

Com contratação do Cidade Empreendedora, Selvíria vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade Agro”. A estratégia é focada no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local.

Além dos agricultores, os pequenos negócios urbanos também vão ser atendidos por meio do programa, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora, é direcionada para auxiliar e propor soluções ao empresário, com a proposta de fomentar a geração de emprego e renda no município.  

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. Neste ano, além de Selvíria, outros 20 municípios de Mato Grosso do Sul aderiram ao programa.

As ações do Programa são executadas a partir de um plano de desenvolvimento econômico, que é elaborado para cada município de acordo com o eixo escolhido. Dentre as iniciativas para fomentar a geração de emprego, renda e oportunidades de negócios, estão a desburocratização dos processos para a abertura e alterações de empresas; incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Por: Assessoria de Comunicação.