Com apoio do Governo do Estado, Prefeitura vai reabrir 5 leitos UTI na FESAT
A alternativa é temporária, conforme garantiu a Secretaria de Saúde. Os leitos devem ser reabertos na segunda-feira e, a princípio, ficarão ativos por 3 meses
A alternativa é temporária, conforme garantiu a Secretaria de Saúde. Os leitos devem ser reabertos na segunda-feira e, a princípio, ficarão ativos por 3 meses
O aumento exponencial no número de casos do novo coronavírus em todo o país no mês de janeiro tem preocupado as autoridades de Saúde. Com isso, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul vem firmando parcerias com os municípios, desenvolvendo ações de enfrentamento à Covid-19, como abertura e financiamentos de leitos de UTI.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (28) que recebeu a proposta da SES (Secretaria Estadual de Saúde) para reabrir os 5 leitos de UTI que foram desabilitados em outubro do ano passado devido à baixa ocupação. “E nós aceitamos. Devemos colocá-los em operação já na próxima segunda-feira, dia 31”, explicou a secretária Daiane Pupin, esclarecendo que a manutenção dos leitos será custeada pelo Governo Estadual por um período temporário de 3 meses, a princípio.
Ela ainda pontuou que essa parceria chega em boa hora tendo em vista a realidade atual, que registra diariamente aumento de casos de Covid-19, Influenza e demais agravos. “É importante a população saber que não ficará desassistida. Fechamos os leitos quando foi necessário e agora reabriremos em momento oportuno. Com o apoio do Governo do Estado, que desde o início da pandemia tem trabalhado estrategicamente no enfrentamento ao coronavírus, vamos vencer mais esta etapa”, diz a secretária.
O prefeito José Natan também reforçou a importância desta parceria, parabenizando e agradecendo o Governo do Estado pela atuação neste momento de crise na Saúde. Destacou que com o apoio do secretário Geraldo Resende, Aparecida do Taboado vai ampliar a capacidade de atendimento à população aparecidense, “já estamos com 5 leitos em operação e com a reabertura de mais 5 voltaremos a contar com 10 leitos de UTI no hospital para reforçar o atendimento e enfrentamento à Covid-19, bem como a outras patologias, agravos e traumas”.
Só este ano, a SES já abriu 10 novos leitos em Amambai, 10 em Ponta Porã (totalizando 30, com os já existentes), 10 no Hospital Evangélico de Dourados e 10 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, totalizando, nesta unidade hospitalar, 28 leitos de UTI-Covid e 39 UTI’s para outras doenças.
Além desses, o Estado garantiu a manutenção de leitos de UTI em Aparecida do Taboado, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, totalizando hoje 113 leitos exclusivos de UTI Covid e 258 leitos de UTI geral.
Por Camila Helem - Diretoria de Comunicação
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Prepare-se para o 2º Festival Gastronômico de Tilápia em Aparecida do Taboado
Legislativo aparecidense leva alunos do projeto “Câmara vai à Escola” à Campo Grand...
Governo Municipal inicia recapeamento asfáltico nas ruas da Vila Pereira
Mudanças no Trânsito Central de Aparecida do Taboado entram em vigor em 1º de janeiro
Esportes e música movimentam encerramento do Festival de Praia 2024 em Aparecida do Taboa...
Mudanças no Trânsito Central de Aparecida do Taboado entram em vigor em 1º de janeiro
Legislativo aparecidense leva alunos do projeto “Câmara vai à Escola” à Campo Grand...
Aparecida do Taboado avança com pavimentação asfáltica no Bairro Chácara Boa Vista