A médica dermatologista e fundadora do Instituto Aliança contra Hanseníase (AAL, na sigla em inglês – Alliance Against Leprosy), Dra. Laila de Laguiche foi eleita membro do Conselho da Companhia Internacional da Ordem de Malta contra a Hanseníase (CIOMAL, na sigla em francês).
“Essa nomeação é um grande reconhecimento do nosso trabalho no Instituto Aliança Contra Hanseníase na luta contra essa doença no Brasil”, afirma a fundadora do Instituto. A médica é a única brasileira e também a única dermatologista que ocupa uma cadeira na Companhia até o momento.
Em Setembro de 2020, a CIOMAL firmou uma parceria com o Instituto AAL para atuar em território brasileiro, iniciando no Mato Grosso (categorizado como estado hiperendêmico para a doença), com projetos de cooperação técnica, com o objetivo de implementar teleconsultorias, e sapatarias focadas em hanseníase, além de ajudar na transferência de conhecimentos e no aprimoramento do atendimento em hansenologia, através de treinamentos técnicos de profissionais de saúde.
Esta foi a primeira vez que a instituição, de reconhecimento internacional e com mais de 60 anos de atuação, desenvolveu atividades por meio de uma organização brasileira estruturada e especializada em Hanseníase.
Fundada em 1958, em Genebra, na Suíça, a CIOMAL é uma fundação de direito privado e sem fins lucrativos que visa lutar contra a hanseníase e contra todas as exclusões relacionadas à doença ou suas deficiências no mundo. A fundação reúne 15 organizações que trabalham com a hanseníase em 67 países, a fim de coordenar abordagens, métodos e responsabilidade de coordenação de cada país. Mais informações, acesse www.ciomal.org.
Instituto Aliança contra Hanseníase
Com sede em Curitiba (PR) e projeção internacional, o Instituto Aliança contra Hanseníase é uma associação sem fins lucrativos que une ciência, educação e filantropia no combate à hanseníase. O Instituto AAL foi fundado pela dermatologista e hansenologista Dra. Laila de Laguiche, profissional com 20 anos de experiência na área, pós-graduada em Saúde Internacional e Doenças Tropicais pelo Instituto de Medicina Tropical da Antuérpia (Bélgica). Já atuou como representante da regional Sul e Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). A entidade ainda conta com uma equipe de conselheiros formada por grandes referências em hansenologia no Brasil e na América Latina. Mais informações, acesse www.allianceagainstleprosy.org.
Por Assessoria de Comunicação
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Suzano inova no setor de logística florestal com primeiro módulo próprio de operação ...
Equipe da SEDECT vai à Campo Grande para impulsionar projetos de desenvolvimento de Três...
Realizada com sucesso o mutirão de limpeza na orla dos Rios Paraná e Quitéria
Bioparque celebra Dia Mundial da Educação Ambiental com programação lúdica neste sema...
Suzano inova no setor de logística florestal com primeiro módulo próprio de operação ...
Bioparque celebra Dia Mundial da Educação Ambiental com programação lúdica neste sema...
Obras de drenagem e pavimentação de diversas ruas do Distrito de Arapuá continuam
Realizada com sucesso o mutirão de limpeza na orla dos Rios Paraná e Quitéria